Feira dos Saberes e Sabores de Chaves

05-MAI-2022

Nos dias 03, 04 e 05, de Fevereiro teve lugar no Pavilhão Municipal, mais uma edição dos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”.

Os visitantes do certame, destinado à promoção dos diferentes produtos gastronómicos locais, puderam adquirir todo o tipo de enchidos produzidos exclusivamente no concelho, e de forma tradicional, por empresas certificadas e licenciadas, não faltando a alheira, linguiça, salpicão, chouriços variados, presunto, carnes de porco, mas também pão centeio, bola de carne, folar, pastel de Chaves, licores e compotas, frutos secos, entre muitos outros produtos genuínos e de elevada qualidade, que estiveram distribuídos ao longo dos 89 expositores participantes.

Houve ainda espaço para os reconhecidos vinhos DOC Trás-os-Montes, bem como uma secção destinada ao artesanato, com a presença de artesãos de toda a região Norte do país.

A freguesia esteve representada pelos “Enchidos Tradicionais Lugar da Eira” de Agostinho Fontoura, com os famosos salpicões, linguiças e alheiras e outros produtos, confeccionados segundo os métodos tradicionais com carne de porco da raça bisara criados pelo próprio ao ar livre e alimentados com batata, beterraba centeio, milho e nabo, produtos cultivados na sua própria exploração.

O tipo de alimentação dos animais que constituem a matéria-prima dos enchidos contribui de forma particular para o produto final de qualidade superior comprovada.

Os produtos usados na alimentação dos porcos, cultivados no local com recurso a fertilização orgânica oriunda dos próprios animais associada a uma adubação mineral minimalista, têm também aqui uma componente ambiental não desprezível na hora da compra.

  • Partilhar